Nesta quinta-feira (11) é comemorado o Dia do Advogado, profissionais essenciais à administração da justiça e à manutenção do Estado Democrático de Direito, atuando como defensores dos princípios e das garantias fundamentais da Constituição.
A atuação de um advogado em instituições públicas ou privadas é muito importante, especialmente em entidades socais que encaram desafios constantes no dia a dia em defesa da população mais carente e de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade, o auxílio jurídico é uma necessidade de muitos, e foi a partir da necessidade Jurídica por falta de conhecimento sobre a formalidade exigida da Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivos da Bahia - Abam, entidade na qual sua mãe Rita Santos preside, que a advogada Ana Caroline Ventura dos Santos passou a prestar serviços jurídicos voluntariamente. “O trabalho de um advogado para o terceiro setor é muito importante, que preste assessoria Jurídica gratuita, que auxilie mesmo que não atue efetivamente todos os dias, mas dê minimamente um serviço jurídico. Eu passei a prestar serviço jurídico voluntário a partir da observação da necessidade da Abam, na qual a minha mãe é presidente, que teve um problema por falta de conhecimento sobre a formalidade exigida, a partir daí eu pensei eu preciso encontrar tempo para me dedicar um pouco mais para a atividade voluntária. Me debrucei na atividade voluntária porque vi o quanto as entidades que fazem bem para a população mais carente e vulnerável, necessitam de auxílio jurídico adequado. Eu dedico o meu tempo para ajudar aquelas pessoas que também dedicam seu tempo em prol de ajudar outras pessoas”, ressaltou a advogada.
"Eu dedico o meu tempo para ajudar aquelas pessoas que também dedicam seu tempo em prol de ajudar outras pessoas”
Ana Carolina Ventura dos Santos
A data é em alusão à criação das duas primeiras faculdades de Direito no país, que aconteceu no ano de 1827. Naquele onze de agosto, D. Pedro I decretou a criação da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, na cidade de São Paulo, e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco.
Parabéns a todos os advogados e advogadas do Brasil, pelo trabalho em defesa da manutenção da Justiça e garantia da ordem, em especial aos profissionais que atuam em pareceria com o NADI e as instituições sociais que trabalham incansavelmente por melhorias e por qualidade de vida da população e das pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade.