A vez do crowdfunding

A vez do crowdfunding

25/01/2021 18h35

Uma boa captação de recursos deve buscar diferentes fontes.

 A dependência de uma só fonte pode comprometer a ONG, que por falta de recursos pode correr o risco de paralisia ou ter suas atividades prejudicadas.

E para evitar essa dependência, muitas organizações começaram a aderir o financiamento coletivo, que, por sua vez, é a forma mais rápida e desburocratizada de arrecadar fundos para projetos sociais.  Sendo um método de doação online, com modelo de economia colaborativa, onde pequenos valores são arrecadados através de muitas pessoas. 

O que é o Crowdfunding

Crowdfunding, em sua tradução literal, significa financiamento pela multidão. É uma ferramenta de financiamento coletivo que permite que determinadas ideias ou projetos culturais sejam financiados por pessoas que se identificaram, e resolvem apoiá-lo financeiramente para que seja concretizado. O objetivo é fazer que seja alcançado o valor total da campanha, que foi definido no inicio.

O universo de arrecadações online também expandiu suas possibilidades criando uma modalidade tão poderosa quanto o habitual financiamento por projeto: o Financiamento Coletivo Recorrente.  Este método é igualmente realizado através de plataformas online onde é possível criar uma campanha e apresentar o projeto ou ideia, porém, com ele gera arrecadação mensal e contínua.

 Você estipula diferentes faixas de apoios mensais, seus doadores escolhem o valor e mensalmente são cobrados da forma que você preferir (transferência bancaria, boleto, etc), similar a um Sistema de Assinaturas de TV. Normalmente com ele é trazido diferentes metas a serem batidas, baseadas no valor acumulado de todas as doações alcançarem no mês, no decorrer que a campanha permanecer online.

Vantagens do Crowdfunding

Apesar da captação de recursos ser o ponto principal, as empresas e instituições possuem muito mais vantagens. Confira:

Visibilidade – Divulgar seu protejo em uma plataforma online é uma ótima estratégia de marketing, pois alcança um número relativamente maior do que se fosse realizado apenas no site da empresa ou instituição, por exemplo. Além de que, as pessoas podem compartilhar o projeto em suas redes sociais, ampliando mais ainda a visibilidade para a sua iniciativa e ganhando notoriedade junto do público. 

Baixo Custo – As taxas cobradas nessa modalidade de financiamento são significativamente menores, já que não existe nenhum banco ou qualquer instituição financeira que intermedeia o dinheiro dado pelos investidores.

Investimento de Baixo Custo – Não é todo mundo que tem a disponibilidade de doar valores exorbitantes, e com a utilização de plataformas desse tipo, é possível expandir a quantidade de investidores, já que eles terão a oportunidade de investir o valor que sentirem confortáveis. 

Organização – Quando se arrecada recursos através de campanhas de financiamento coletivo (mais especificamente, o financiamento coletivo recorrente), a ONG consegue centralizar parte das arrecadações e pode ainda oferecer diversas formas de pagamento. Além disso, é valido ressaltar que mensalmente será recebido um relatório com os resultados das campanhas, com o valor arrecadado, quantidade de acesso e outras diversas informações.

E quais as melhores estratégias para captar recurso com essa ferramenta?

É fundamental deixar claro que não existe formula mágica, ou que é inexistente a margem de chance de não conseguir a visibilidade desejada. Porém, reunimos algumas dicas que podem te ajudar a captar com essa ferramenta.

Meta Realista – É necessário ser feita uma meta realista para o projeto. O conhecimento de sua rede de contatos também é fundamental, para poder criar uma média de quanto será arrecadado por pessoa.

Planejamento – A comunicação que será adotada tem que ser uma das primeiras coisas a serem feitas. É preciso ter estratégia de comunicação, faça um cronograma de posts para redes sócias.

Comunicação clara e objetiva – A comunicação com os possíveis doadores tem que ser impactante e direta. Fora que, vídeos são ótimas opções para engajar a comunidade de doares e ilustrar o trabalho que é feito. Lembrando que os vídeos devem ser curtos.

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