Inclusão social é um tema que não se esgota e necessita de mais debates e ações de inserção das pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade. A inclusão social deve acontecer em todas as áreas da vida humana, seja no trabalho, na comunidade, no ambiente escolar entre outros. Em 2023 essa luta constante por espaços inclusivos conquistou um lugar muito especial para todos os brasileiros, no carnaval.
Além da diversão e da alegria, a folia deste ano terá nas passarelas um desfile inclusivo. A luta pela inclusão de pessoas com deficiência foi enredo da escola de samba Camisa 12 de São Paulo neste Carnaval. Desenvolvido pelo carnavalesco Delmo Morais e pelo diretor artístico Claudio Cebola, o enredo tem como título “Da Inclusão à Superação. Todos Somos Iguais. Sou um Campeão” e visa dar visibilidade à causa.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência. O número representa 24% da população.
Para o NADI – Núcleo de Apoios e Desenvolvimento Institucional é importante levar o debate sobre a luta pela inclusão social de pessoas com deficiência a espaços ocupados pelo povo, para que o tema ganhe cada vez mais espaços na sociedade, a fim de promover a conscientização das pessoas, além de cobrar mais iniciativas do poder público por soluções que facilitem o dia a dia dessa população.
A iniciativa contribui para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), meta da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) que promove a redução das desigualdades.