Se a sua ideia é montar esse projeto perto da sua casa, é legal você verificar melhor se já existe algum já perto de você, se já tiver, conheça o trabalho e quem sabe ao invés de abrir mais um você não se torna um voluntário e assim contribui para a sociedade da mesma forma?
Vamos lá, antes de mais nada é importante saber o que é uma ONG.
ONG são instituições sem fins lucrativos ou seja, funcionam através da solidariedade da sociedade. Você tem o desejo de fundar uma ONG? Trouxemos algumas dicas que poderão lhe ajudar:
1 - Estude sobre as ONGs
Antes de tudo é preciso entender a fundo o que são e como funcionam, quanto mais você nutrir conhecimento à respeito, mais fácil vai ser de idealizar seu sonho.
2 - Chame pessoas
Converse com as pessoas sobre seuprojeto, reúna o máximo de pessoas que inicialmente você julga necessário para que possam cuidar da parte administrativa, conselho e direção.
3 - Pesquise sobre as leis
Você precisará se informar sobre as leis que deverá seguir e seus requisitos. Você precisará se fazer perguntas como: qual é o objetivo da ONG, qual é o público alvo e como funcionará questões propostas pelo grupo, ou seja, montar um estatuto.
4 - Primeira assembleia
Com o estatuto elaborado, faça uma reunião com membros da futura ONG e eleja o que cada um fará, como diretoria, secretário etc. Chama-se lançamento formal.
5 - Tenha um livro de Atas
É o registro oficial de todas as reuniões do grupo onde será usado para assinatura dos membros, este terá validade jurídica.
6 - Registros oficiais
Agora você precisará ir ao cartório com o estatuto aprovado, o livro de atas, a lista de presença devidamente assinada e com um advogado para legitimar os documentos aprovados.
7 - Corra atrás de todos os registros
Com o registro oficial no cartório, agora você precisará ter registros trabalhistas, fiscais e obter o CNPJ
8 - Retire sua licença
Com o CNPJ em mãos, você precisa fazer uma inscrição estadual da ONG na Secretaria da Fazenda do Estado, caso tenha funcionários, precisará também se cadastrar na Previdência Social, retirar o Alvará de Licença para o funcionamento e por fim fazer o cadastro no Conselho Nacional de Assistência Social.
Feito tudo isso, você oficialmente abriu uma ONG! Parece complicado né? Mas se você tiver força de vontade, pode ter certeza que valerá a pena.
Gostou? Compartilhe com seus amigos e nos siga nas redes sociais