Qualquer um que tem alguma ligação com o terceiro setor sabe a importância que tem a arrecadação de fundos para as organizações não governamentais, afinal de contas é com a captação de recursos que as ONGs conseguem continuar ou ampliar seus projetos.
E diante a difícil situação de emergência causada pela pandemia do Coronavírus, tanto as pequenas instituições quanto as de porte maior estão com dificuldades para arrecadar fundos. Mas quando chegamos a esse tema é comum as pessoas chegarem a pontos comuns como as que bastam as organizações participarem de editais e correr atrás de fundos governamentais.
Mas existem alternativas além da dependência da liberação de verbas. Afinal, entidades possuem custos que podem variar de mês para mês e conseguir arrecadar mais significa solucionar problemas diversos problemas, inclusive a longo prazo.
Abaixo listamos algumas dicas, para apontar algumas direções e iniciar um processo para se que possa pensar fora da caixa.
Redes Sociais:
Nos últimos anos o número de doações online cresceu de maneira exponencial e por isso é necessário que ONGs estejam presentes na internet.
Possivelmente o próximo doador, ou potencial doador é um usuário de redes sociais.
Processo de doação:
Adotar ferramentas práticas que não consumem muito tempo de quem pretende fazer uma doação é bem mais atraente para pessoas. Invista em sites sucintos e objetivos que facilitem a vida do doador, sem precisar que ele “quebre a cabeça” buscando onde fica o botão para doar, por exemplo.
Apoio de fundações e empresas:
Muitas empresas privadas e fundações estão dispostas a investir em projetos sociais, e/ou também como patrocinadores. Ao apresentar um projeto para um possível investidor é necessário que esteja bem escrito. A força argumentativa e o conhecimento do seu “produto” são essenciais para chamar a atenção dessas organizações.
Através dessas praticas será possível engajar e aproximar para perto seus doadores, e possíveis doadores. Sabemos que existem inúmeras maneiras para aumentar a arrecadação de sua entidade, tanto mais formais como os editais e leis de incentivo quanto também outros meios inusitados e criativos. Esses são alguns que consideramos importantes adotar o quanto antes.
E caso você tenha alguma outra dica, deixe aqui nos comentários e não deixe de conferir semanalmente as publicações aqui no blog.
Lembre-se de compartilhar com seus amigos e nos seguir nas redes sociais @nadirjoficial.