Atendimento através de Chatbots não são bem uma novidade no mercado, entretanto, muitas empresas ainda ficam com “um pé atrás” quando o assunto de investir nessa tecnologia entra em pauta.
Os chatbots são assistentes automatizados que conversam com as pessoas automaticamente em nome da sua organização. Hoje muitas organizações já são adeptas ao uso de chatbots, e à medida que as organizações sem fins lucrativos exploram os chatbots como parte de sua estratégia de tecnologia, muitas chegam à mesma conclusão “Os chatbots são definitivamente uma virada de jogo em termos de entrega de conteúdo, atendimento ao cliente, arrecadação de fundos e satisfação do usuário”.
Confira os principais benefícios que as ONGs podem ganhar através da implementação dessa tecnologia.
Melhor custo-benefício
Apesar de o investimento inicial ser um tanto alto, pode ser compensado a curto prazo, afinal, ao lidar com um assistente virtual, você consegue reduzir os custos com uma grande equipe de atendimento.
Além disso, devido à boa escalabilidade do programa, o bot pode ajudar a empresa a reduzir custos com telefonia e a compra de equipamentos adicionais para que os colaboradores possam realizar o serviço de atendimento ao cliente.
Respostas mais dinâmicas
Com os usuários esperando tempos de resposta mais curtos, pode ser difícil para qualquer organização acompanhar. De acordo com a Edison Research, 39 por cento dos usuários esperam uma resposta nas redes sociais dentro de apenas uma hora.
No entanto, um chatbot implementado em qualquer plataforma de mensagens como o Facebook Messenger pode ajudar as ONGs a responder com rapidez e eficiência às perguntas mais frequentes por meio da automação.
No longo prazo, isso pode ajudar sua organização a reduzir a frustração das pessoas, ao mesmo tempo que aumenta a retenção de doadores e membros. Quanto mais rápido e melhor sua organização puder responder às perguntas ou preocupações de alguém, melhor.
Suporte suplementar ao seu site
Às vezes, apesar das melhores intenções, sites de organizações sem fins lucrativos podem ser confusos ou não tão informativos quanto gostaríamos. Com um bot, você pode fornecer suporte complementar aos seus constituintes.
Se alguém não conseguir encontrar informações no site, a pessoa pode recorrer ao chatbot da organização e ser rapidamente orientado para as informações apropriadas. Isso pode ser por meio de um redirecionamento para outro lugar em seu site ou por meio de assistência humana.
Apesar dos inúmeros benefícios, o chatbot não deve substituir o atendimento o atendimento “padrão” já que é possível em alguns cenários os bots não serem capazes de ajudar. Eles são uma forma de ajudar a responder às perguntas frequentes.
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