Comunidades virtuais disparam nos últimos anos

Comunidades virtuais disparam nos últimos anos

11/05/2021 13h27

O grande pilar das ONGs hoje se encontra no mundo virtual

Entre a mudança para o ambiente digital, novos desafios e a busca de novas maneiras de arrecadar em resposta à pandemia, as organizações tiveram problemas adversos que conseguiram, principalmente, ser superados pelo apoio que a comunidade pode ceder, fazendo uma diferença crítica e amenizando danos.

 

Um fato é claro, mais que nunca apoiadores em todo o terceiro setor estão ansiosos para continuar apoiando as causas que amam. No entanto, as organizações que já passaram pelo processo para construir sua comunidade online antes da pandemia certamente estavam em uma posição melhor e puderam diminuir o impacto que a pandemia causou.

 

Porém, nunca é tarde para começar a promover um senso de comunidade mais forte. Por conta disso, desenvolvemos este artigo e separamos algumas estratégias que podem ajudá-lo a começar a gerar mais conexões entre apoiadores e sua organização, estabelecendo uma base poderosa para o sucesso contínuo.

 

O que são comunidades virtuais/online?

Uma comunidade digital é um grupo de pessoas que interagem entre si em uma plataforma online. Podendo variar de uma comunidade de mais de 1 milhão de pessoas no Instagram a uma comunidade de dez amantes de comida de rua que os avaliam em sua cidade através de grupo privado no Facebook.

 

Comece com o porquê

Por que criar uma comunidade para sua organização?

Estabelecer objetivos é importante para assim não se perder no amontoado de informações e coisas que acontecem diariamente, por isso, pergunte-se como uma comunidade irá lhe apoiar. Apesar de cada organização ter sua situação única, aqui estão alguns potenciais objetivos comuns:

 

Aumentar as taxas de doação;

Recrutar mais voluntários;

Melhorar a retenção de voluntários;

Aumentar o conhecimento da ONG;

Aumentar as oportunidades de patrocínio e parceria.

 

Garantindo o Engajamento

Construir uma comunidade online de sucesso tem tudo a ver com engajamento. O crescimento é importante, mas o verdadeiro valor de sua comunidade está em seu nível de engajamento.

 

Envolver sua comunidade levará a relacionamentos mais fortes entre os membros e sua organização. Aqui estão algumas técnicas para melhorar o envolvimento da comunidade:            

 

Incrivelmente fácil de se participar

Esteja presente em todos os lugares criando diversos pontos de entrada para sua comunidade, através do site da sua organização, boletim informativo, redes sociais etc.

 

Outro ponto a se considerar é o design, ele precisa ser objetivo e atraente, informações demais assustam as pessoas e dificultam o entendimento!

 

Crie um excelente processo de integração

A primeira impressão é a que fica. Sempre dê as boas-vindas aos novos membros e certifique-se de que eles entendam como a comunidade funciona e como podem se engajar.

 

Um passo de cada vez 

Lembre-se de que a maioria dos membros não demonstra envolvimento no início. A maioria começa apenas observando e, com o tempo, torna-se progressivamente mais envolvida.

 

Identifique e capacite

Assim que sua comunidade estiver instalada e funcionando, você precisa identificar os mais engajados da comunidade. Eles são reconhecidos por outros membros por sua motivação e vontade de se envolver, comumente são eles que tomam iniciativa na comunidade e demonstram habilidades de liderança.

 

Serão eles que defenderão sua organização sempre que precisar com “unhas e dentes”, pois eles genuinamente acreditam na missão da sua ONG. Eles estão ativamente envolvidos na comunidade e querem que ela seja bem-sucedida. Eles promovem sua comunidade e organização, indicando para possíveis novos membros e em alguns casos podem até ajudar a criar conteúdo.

Fora que também, podem oferecer feedback sobre sua comunidade e como melhorá-la do ponto de vista de um membro. Por isto, não se esqueça de agradecê-los por suas contribuições e incentivá-los a continuar.

 

Assinatura digital

Se sua organização já tem um programa de assinatura em vigor ou está desenvolvendo um, adapte-o à esfera online.

Em seguida, considere os tipos de vantagens que você pode oferecer aos membros. Não se esqueça de que seu objetivo é promover mais engajamento online, então você precisará de algumas vantagens centradas no digital para dar suporte a esse objetivo. Aqui estão algumas ideias:

 

Acesso a conteúdo exclusivos para membros;

Códigos de desconto para sua loja online, caso haja;

Evento virtual exclusivo para membros;

Acesso a conteúdo dos bastidores.

 

Um ativo inestimável

Conforme a comunidade desenvolve, certifique-se de apoiar e elaborar estratégias que desenvolvam a comunicação entre os membros e além. Seja por quadros de mensagens, encontros virtuais e/ou boletins informativos dedicados, são maneiras práticas de garantir que seus membros se sintam parte de uma comunidade ativa.

 

As melhores comunidades virtuais permitem conexões, trocas significativas, suporte e, às vezes, até amizade. A chave é criar um ambiente seguro e privado e encorajar os membros a interagir com você e com outros membros.

 

Quando bem feita, uma comunidade online pode ser um recurso valioso para qualquer organização sem fins lucrativos. Ao criar uma comunidade virtual vibrante, uma organização sem fins lucrativos pode impulsionar a lealdade, o reconhecimento da marca, novos doadores, mais voluntários, feedback e muito mais.

 

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