Em meio aos vários desafios e redefinição de prioridades que 2020 e 2021 trouxeram, as organizações sem fins lucrativos realmente precisam investir tempo e recursos em uma plataforma de CRM para gerenciar os dados de contato?
A resposta é: sim, os CRMs para organizações sem fins lucrativos são mais essenciais do que nunca!
O que é e como funciona o CRM para ONG?
Se você nunca ouviu falar sobre o CRM, está na hora de entender um pouco melhor sobre ele, pois é um grande auxílio para enfrentar os diversos problemas gerenciais pelos quais passa uma ONG diariamente.
O CRM (Consumer Relationship Management) é um software de tecnologia baseado em nuvem que permite que as organizações automatizem uma série de atividades relacionadas à gestão da comunicação com os seus clientes. Ele ajuda a melhorar os relacionamentos com os clientes, que, nesse caso, é o doador, potencializa o aumento das doações para a sua ONG e ainda torna a sua entidade reconhecida pela excelência e qualidade nas operações.
Além disso, precisamos considerar que é de extrema importância para o sucesso de qualquer ONG se preocupar em profissionalizar o relacionamento com as pessoas que mantém a entidade funcionando e estão alinhados com a causa.
Qual a importância do CRM para o terceiro setor?
Organizações sem fins lucrativos não são exatamente iguais às empresas com fins lucrativos. Ainda assim, eles têm muitas necessidades semelhantes às de empresas com clientes pagantes.
Para começar, as organizações sem fins lucrativos precisam comercializar e construir relacionamentos sólidos com seus apoiadores, assim como as empresas precisam manter seus clientes envolvidos. ONGs bem-sucedidas precisam demonstrar valor, serviço e conexão pessoal em tudo o que fazem, talvez até mais do que negócios com fins lucrativos.
Por isso, com o CRM ajudará ativamente as organizações a cultivar e estreitar o relacionamento com o seu doador. Não deve apenas rastreando as doações offline e online, mas também monitorando a participação em eventos, conversas telefônicas e outros pontos de contato. A capacidade de agendar tarefas também garante que os acompanhamentos ocorram em tempo hábil. Esses recursos irão ajudá-lo a reforçar as conexões com seus doadores, bem como melhorar a comunicação interna e a organização entre os membros de sua equipe.
Como escolher o CRM certo para sua organização
Há um grande número de CRMs por aí, e entender os benefícios e as diferenças entre cada um deles pode ajudá-lo a escolher o correto.
Um ótimo CRM pode ajudar as organizações sem fins lucrativos a reduzir a entrada manual de dados, agilizar os fluxos de trabalho e melhorar o relacionamento com os doadores. Embora a adoção de um novo software possa parecer uma tarefa difícil, não deixe o investimento inicial detê-lo. No longo prazo, o tempo que você economizará permitirá que você concentre seus esforços no trabalho que realmente importa.
Então, separamos os principais elementos que você deseja levar em consideração ao explorar o cenário do mercado de CRM. Veja:
- Seus requisitos e prioridades: quais são seus objetivos? É para segmentar melhor os contatos? Melhorar os relatórios? Definir suas várias necessidades permitirá que você defina quais funcionalidades são obrigatórias, quais são legais e quais não são necessárias.
- Seus usuários internos: quem em sua equipe precisa de acesso? Você tem membros da equipe com experiência técnica e analítica? Sua equipe é menos técnica? O que sua equipe pode trazer para a mesa de uma perspectiva técnica e de relacionamento de contato o ajudará a avaliar a necessidade de uma solução complexa e personalizável ou de uma abordagem pronta para o uso mais simples.
- Seu orçamento: a maioria dos CRMs variam de preço com base no número de usuários e também no número de contatos.
- Suas ferramentas existentes: quais ferramentas e plataformas existentes precisam ser compatíveis com seu CRM? Em um nível básico, o CRM que você escolher deve ser compatível com o sistema de gerenciamento de conteúdo (SGC) do seu site.
Considerações finais
Um bom CRM implantado em sua ONG lhe ajudará a se manter organizado e eficiente. Enquanto o mundo procura encontrar seu caminho através desta pandemia global, as organizações sem fins lucrativos estão estrategicamente posicionadas para mostrar liderança e direção na solução de alguns dos maiores desafios que as comunidades e setores estão enfrentando. O CRM certo que melhor se adapta aos requisitos da sua organização fará isso e o colocará na direção certa para atingir seus objetivos, profissionalizar sua abordagem e maximizar seu impacto.
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