Encontre no Linkedin o voluntário que sua ONG precisa.

Encontre no Linkedin o voluntário que sua ONG precisa.

07/10/2020 12h00

O LinkedIn é uma excelente plataforma online para encontrar e selecionar voluntários com as habilidades desejadas para exercer a função em aberto na ONG.

Sua organização social encontra dificuldade para recrutar voluntários?

Saiba que existem diversas formas de encontrar o profissional perfeito para a instituição, a partir da internet. 

Com a profissionalização das ONGs, cresce a demanda por talentos que saibam gerir empresas do terceiro setor, expandindo o alcance das ações e implementando projetos de sucesso, que possam impactar cada vez mais as comunidades. 


O LinkedIn é uma excelente plataforma online para encontrar e selecionar voluntários com as habilidades desejadas para exercer a função em aberto na ONG. 


Confira, neste artigo, como encontrar os melhores voluntários no LinkedIn e várias dicas de como realizar o processo de seleção desses profissionais. 
Vamos lá! 


Crie uma página para sua instituição no LinkedIn .
Antes de falarmos sobre o processo de seleção de voluntários, é importante que sua ONG crie uma página no LinkedIn. Assim como acontece no Facebook, é preciso ter um perfil pessoal para desenvolver essa página. 


O passo a passo para a página no LinkedIn é bem simples: 


Na página inicial do LinkedIn, clique na opção “Soluções”, no topo da página. 


2. Selecione a opção “Crie uma Company Page +” 


3. Em seguida, defina se a página é de uma pequena empresa, de uma grande empresa, de universidades de ensino, ou se será uma página secundária – associada à uma que já existe. 


4. Agora, você deve preencher algumas informações, como Nome, URL de destino para sua página no LinkedIn, site da ONG, setor (organização cívica e social), tamanho da empresa, entre outras. Não se esqueça de selecionar uma imagem – preferencialmente da marca da ONG – e inserir um slogan que represente sua organização. 


6. Clique em “Criar página”. 


Pronto! Agora você deve começar a criar conteúdo e divulgar informações relevantes, formando uma rede de contatos no LinkedIn. 


Isso vai ajudar a encontrar voluntários, e também a estabelecer a sua marca no mercado, atraindo parceiros e doadores. 
Até dá para pesquisar profissionais sem ter, obrigatoriamente, uma página na plataforma. Mas o processo fica muito mais rico quando a ONG está presente na rede com uma página própria – e não apenas por meio do LinkedIn das pessoas que atuam na equipe. 


Como recrutar talentos usando o LinkedIn? 
Agora vamos colocar a mão na massa e começar a buscar profissionais para o voluntariado na sua ONG. 
Existem alguns caminhos para recrutar talentos no LinkedIn, e você pode usar o que for mais interessante. 


Buscando profissionais na barra de pesquisa do LinkedIn:
Clique na guia de Pessoas, no alto da página de resultados de pesquisa. 


Na opção “Todos os filtros”, você pode selecionar as características desejadas: 
Localidade; 
Conexões em comum; 
Empresas atuais; 
Empresas anteriores; 
Setor; 
Idioma do perfil; 
Instituições de ensino; 
E se tem ou não interesse por trabalho voluntário. 


3.Também dá para buscar o perfil de um profissional específico, inserindo nome, sobrenome, cargo, empresa e instituição de ensino – caso esse seja o interesse no seu processo de seleção. 


4. Outra opção, é digitar o cargo desejado, como, por exemplo “gestor administrativo”, e depois filtrar os resultados para encontrar o profissional ideal. 


Anunciando uma vaga no LinkedIn.


Sua ONG também pode fazer o anúncio da vaga, em vez de pesquisar os candidatos. Entretanto, essa é uma opção com custo. 


Clique na caixa de soluções, no topo da página. 
Clique em “Anunciar vaga”. 
Informe o nome da instituição, a cidade e o cargo que está com vaga aberta. 
Clique em “Avançar”. 
Agora, você deve especificar mais detalhes sobre a vaga. É possível selecionar até três funções e setores da empresa. 
Em “Tipo de emprego” e “Nível de experiência” os campos serão preenchidos automaticamente, de acordo com as informações solicitadas anteriormente. 
Escreva a descrição da vaga na caixa de texto que aparecer na tela. 
Depois, defina como as pessoas poderão se candidatar: 
“Deixar que os candidatos se candidatem usando seus perfis no LinkedIn e enviar-me notificações por e-mail”; 
“Redirecionar os candidatos para se candidatarem em um site externo”. 


9. Clique em “Continuar” e, em seguida, defina o orçamento diário para a exibição do anúncio de vaga. O pagamento deve ser feito com cartão de crédito.


10.Faça a revisão do anúncio e depois clique em “Anunciar vaga”. 


11.Agora, defina outras questões, como exibir ou não o seu perfil no anúncio, seleção de cargos próximos à vaga disponível, remuneração, etc. 


12.Quando a vaga for publicada, você recebe uma confirmação por e-mail e começa a receber resultados sugeridos. Também é possível mandar mensagens InMail (semelhante às mensagens inbox) para esses usuários. 


13. A partir daí, basta gerenciar os candidatos e fazer a sua escolha. 


Dicas para fazer um bom processo seletivo de voluntários no LinkedIn:

Agora que você já sabe como usar o LinkedIn para recrutar talentos para a sua organização social, é importante otimizar essa busca, para conseguir o melhor profissional. 
Se você deseja elevar o nível de atuação da instituição, nada melhor do que contar com uma equipe altamente qualificada, com voluntários especializados para cada um dos setores, facilitando a execução do planejamento estratégico. 


Confira algumas dicas para melhorar o processo seletivo e conseguir bons voluntários para a ONG no LinkedIn. 

1– Estimule as equipes a usarem o LinkedIn.
Depois que criar a página da ONG no LinkedIn, estimule as equipes a colocarem a marca da instituição em seus perfis, mostrando para o público externo como é a composição da instituição. 


2- Use os filtros de busca a seu favor 
Mesmo que você decida por fazer a busca sem os anúncios pagos de vagas, é possível encontrar profissionais com as características ideais. 
Basta usar adequadamente os filtros disponibilizados pela própria plataforma e analisar o perfil das pessoas exibidas nos resultados. 


3- Avalie os perfis com critério 
O usuário do LinkedIn consegue detalhar sua experiência profissional e ainda compartilhar conteúdo relevante na sua rede. Leve tudo isso em consideração ao analisar os candidatos. 


4- Seja claro sobre os requisitos da vaga 
Antes de anunciar a vaga, é importante ter uma política de voluntariado, que abranja todos os voluntários da ONG. 
Defina quais tarefas serão realizadas por voluntários, que tipo de custo poderá ser reembolsado e como será o modelo de trabalho. 
No processo de contratação, eleja uma pessoa responsável por acompanhar as entrevistas e recrutamento. Divulgue com total transparência o funcionamento da vaga e as características desejadas para o desempenho da função. 


5- Seja rápido nos retornos 
Responda a e-mails e mensagens dos candidatos em tempo hábil e esteja disposto a esclarecer dúvidas. Não se esqueça de dar um retorno mesmo a quem não for aprovado em todas as etapas do processo de seleção. 


6- Compartilhe conteúdo na sua página 
Por último, e não menos importante, divulgue conteúdos diversos na sua página. Fale sobre a importância do trabalho voluntário e de como sua ONG tem influenciado positivamente a vida das pessoas. 
Deixe que os candidatos conheçam bem a estrutura e as ações da sua instituição e, assim, você conseguirá talentos interessantes, que podem aumentar o potencial de atuação da sua ONG! 


Para formar uma equipe de qualidade e manter todos os recursos necessários para seus projetos é fundamental contar com um bom volume de doações. 


Se ainda assim você não se sentir seguro de realizar o processo de recrutamento dos voluntários, você pode optar por contratar um Consultor de RH, ele fará todo o processo de captação e seleção dos voluntários para a sua instituição.