"Essas influências dos trabalhos sociais se misturam com alguns valores que eu já possuía e foram se alicerçando ao longo das experiências pessoais e sociais proporcionadas pelos trabalhos sociais".
O trabalho das organizações sociais sempre foi importante na vida da gestora de projetos socieducativos do Instituto Nacional de Assistência, Trabalho, Oportunidades e Saúde – INATOS, Suzi Amorim de Barros ,que além de contribuir para a transformação de vida dela ainda a ajudaram exercer a profissão na qual se formou. “Na minha vida o trabalho das organizações sociais sempre foi importante, porque nelas eu consegui exercitar minhas atividades referentes à profissão que me graduei”.
Esse trabalho social desenvolvido pelas organizações do Terceiro Setor é uma importante ferramenta que impulsiona crianças, adolescentes, jovens e adultos a darem grandes passos rumo ao futuro, em busca de melhores condições de vida, que gera oportunidades. Para Suzy, esse trabalho contribui para que diferentes oportunidades cheguem aos cidadãos em estado de vulnerabilidade socioeconômica. “Além de expandir as possibilidades de crescimento pessoal e profissional, ainda contribui para uma melhor visão de mundo, de forma a proporcionar perspectivas para a melhoria da qualidade de vida”.
A gestora diz que teve muita influência dos trabalhos desenvolvidos pelas organizações sociais, e que muitas dessas influências se misturam com alguns valores que ela já possuía e foram se alicerçando ao longo das experiências pessoais, sociais que o trabalho proporcionou. “Os valores estão muito ligados à visão de mundo, à sensibilidade de cada um, à leitura que a pessoa faz da realidade. O trabalho social contribui para o indivíduo se perceber como um ser individual e coletivo, ou seja, que mesmo com sua individualidade e peculiaridades, o ser humano não vive sem o outro e sem as implicações que as relações sociais trazem. Desta forma o trabalho social influencia cada vez mais no pensar e agir para soluções na sociedade que impactem no coletivo”.
Suzy Amorim é graduada em Serviço Social, e afirma que a escolha pela profissão de assistente social, a motivou a trabalhar no Terceiro Setor. Além de poder transformar vidas, Suzy é motivada pela possibilidade de realização e participação em trabalhos criativos de várias naturezas e pelo desejo de contribuir com a comunidade e as pessoas em vulnerabilidade.
“A necessidade de transformação social, o desejo de contribuir para algo que está latente nas comunidades, na periferia e dentro das pessoas mais humildes que precisam de apoio e incentivo para melhorar suas vidas”.
Deixo uma mensagem especial a todos, parafraseando Gandhi: “Seja a mudança que você quer ver no mundo”.