Especialista dá dicas para captar recursos com elaboração de projetos

Especialista dá dicas para captar recursos com elaboração de projetos

17/11/2020 10h06

Fonte: Observatório do Terceiro Setor

A palestra ‘Captação de recursos: elaboração de projetos’, que aconteceu no segundo evento do ‘Ciclo de Palestras Profissionalizar para Transformar o 3° Setor’, realizado pelo Observatório do Terceiro Setor, teve como palestrante João Paulo Vergueiro, diretor executivo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR).

A captação de recursos é a uma ação desenvolvida pelas organizações sem fins lucrativos para que, a partir de um conjunto de estratégias, levantem e mobilizem recursos financeiros para o financiamento e a sustentabilidade institucional.

Segundo João Paulo Vergueiro, as OSCs precisam ter em mente a importância da captação de recursos para as próprias instituições. “Nós, da captação de recursos, existimos para garantir que as organizações tenham capacidade de gerar impacto. Não é possível transformar a sociedade de maneira sustentável e permanente se não tivermos os recursos necessários para fazer isso acontecer”, diz.

Vergueiro também afirma que a captação de recursos é uma competência estratégica que todas as organizações precisam ter para viabilizar o impacto social, e que a elaboração de projetos é um dos temas mais importantes dentro da captação de recursos.

Elaboração de projetos

Um dos requisitos fundamentais para a elaboração de projetos é acompanhar os editais e chamadas, pois é necessário se atentar aos prazos para não deixar a elaboração da proposta para a última hora. 

Além disso, é preciso ter um projeto que se encaixe no escopo do edital. Segundo o especialista, não é bom inventar um projeto apenas por conta do dinheiro. É necessário pensar com cautela o tipo de iniciativa que a ONG quer desenvolver e depois elaborar uma proposta com base nisso.

Também é fundamental estruturar as ideias de maneira clara e com raciocínio lógico, pois todo argumento deve ter uma justificativa. Outra dica importante é dominar o idioma do edital, pois posteriormente você deverá manter um relacionamento com o seu financiador.

O que evitar

É preciso evitar parágrafos longos e focar nas frases curtas e objetivas. Além disso, é possível substituir os chavões e discursos prontos por argumentos fundamentados, de preferência em dados retirados de pesquisas confiáveis.

João Paulo ainda diz que algumas organizações olham só para dados qualitativos e esquecem dos quantitativos, e esse é um erro a se evitar também. Você precisa de números para fazer um bom planejamento, inclusive financeiro.

Além dessas dicas envolvendo a elaboração de projetos/ propostas, João Paulo Vergueiro deu dicas mais abrangentes sobre captação de recursos:

1 - Não dependa só dessa estratégia

Vergueiro afirma que a captação de recursos deve ir além da elaboração de projetos, já que os recursos captados via projetos costumam ser “carimbados”, isto é, só podem ser usados pelo que foi definido no projeto. Assim, despesas recorrentes, como aluguéis e salários, precisam ser financiadas de outra forma.

“Existem as despesas administrativas. É necessário pagar a estrutura, aluguel, contabilidade, assessoria e a equipe”. O diretor executivo da ABCR explica que antes de pensar nos projetos específicos, a organização precisa pensar em como garantir a sustentabilidade financeira da estrutura da organização.

2 - Seja paciente

Os financiadores têm seus prazos. Portanto, esse é mais um motivo para não depender exclusivamente da elaboração de projetos. “Captar para o projeto demora. É um processo interno de construção de propostas e um processo externo do avaliador. Diante da grande demanda, muitos avaliadores não mandam nem um retorno para a gente, mas tem que ser insistente. Isso não acontece de uma hora para a outra”.

3- Não é só elaborar, é o projeto todo

Vergueiro diz que é responsabilidade do captador de recursos acompanhar o uso dos recursos em todo o projeto, para que depois seja realizada uma prestação de contas adequada para o financiador. Segundo ele, o captador que não acompanha e não mantém um vínculo com o financiador corre o risco de denigrir a sua própria imagem.

Fonte: Observatório do Terceiro Setor
Por: Isabela Alves
Link da matéria: https://observatorio3setor.org.br/noticias/especialista-da-dicas-para-captar-recursos-com-elaboracao-de-projetos/