Indicadores e sua Importância na Gestão de Projetos

Indicadores e sua Importância na Gestão de Projetos

28/07/2020 15h44

Processo é a sequência de atividades desde o início do projeto até a entrega do produto ou resultado.

Todo projeto tem o objetivo de promover algum tipo de mudança, seja ela social, econômica, ecológica etc. Tendo em vista que umas das principais características de um projeto é o fator tempo, isto é, todo o projeto tem um tempo definido de realização (início, meio e fim), é muito importante que durante a sua execução essas mudanças sejam acompanhadas de forma sistemática.

No contexto da gestão de projetos, os indicadores são os principais mecanismos de acompanhamento e evolução dos resultados. Eles indicam em que direção o projeto está caminhando, e se os objetivos e metas estão sendo alcançados, possibilitando o gestor a propor correções caso necessário. Contudo, esses indicadores precisam ser bem definidos no momento de elaboração do projeto baseado em um bom diagnóstico situacional.

Indicadores de processo 

Processo é a sequência de atividades desde o início do projeto até a entrega do produto ou resultado, está ligado a uma ação contínua e repetitiva que podemos identificar como uma rotina, isso mesmo, são as ações pormenorizadas dentro de um projeto, onde a execução garantirá o alcance dos resultados esperados. 

Os indicadores de processo são utilizados para verificar se todas as etapas e atividades do projeto estão sendo realizadas de acordo com o cronograma.  Como o projeto tem data determinada para ser concluído, qualquer atraso no cronograma poderá comprometer o alcance do resultado ou entrega do produto. Alguns custos são calculados por dia, sendo assim, qualquer atraso na execução que culminará em mais dias de trabalho aumentando o custo do projeto.

Controle de tempo - Controlar o início e término de cada fase, etapa ou atividade do projeto. Neste caso o indicador que será utilizado será de tempo, buscando identificar se cada etapa está sendo realizada conforme o cronograma.


Este indicador permitirá ao gestor do projeto analisar de forma antecipada os impactos que possíveis atrasos acarretarão as fases seguintes e se esses atrasos comprometerão a entrega do produto ou resultado no tempo esperado e a necessidade de alocação de recursos suplementares.

 


Pontos a controlar


Variáveis Impactos
Tempo de execução Maior atraso
  • - Atrasos na entrega dos resultados
  • - Maior necessidade de alocação de recursos
Menor atraso
  • - Resultados entregues no tempo estipulado
  • - Recursos financeiros utilizados conforme planejamento

 

Controle Financeiro - Outra característica de um projeto é a definição dos recursos para sua execução, sobretudo os recursos financeiros. Para a elaboração do projeto se faz necessário a definição detalhada dos custos, sendo assim, durante a sua execução esse custo precisa ser acompanhado para que não sejam realizadas despesas não previstas.

O controle orçamentário é de grande relevância para o alcance dos objetivos, e está muito atrelado ao tempo do projeto. Como diversas despesas são calculadas por dia ou por horas, qualquer atraso que resulte na extensão da execução do projeto, será necessário a utilização de recursos não provisionado.

É sugerido o uso de uma planilha de controle orçamentário do projeto, que vai controlar a execução financeira, e permitirá ao gestor tomar as devidas medidas corretivas.

Indicadores de Resultados

Controle de metas/resultados - A meta do projeto é a quantificação do resultado esperado, com isso é necessário que durante o projeto essa meta seja verificada. Uma dica é fracionar essa meta durante o tempo de execução do projeto. Isso permitirá ao gestor tomar medidas corretivas caso necessário.

Vamos exemplificar: Um projeto de qualificação profissional que tem como objetivo capacitar 300 pessoas em 10 cursos diferentes. Podemos fracionar em metas por curso, sendo: 30 alunos em cada curso. Se durante a inscrição, é identificado que um dos cursos não alcançou o número de inscritos necessário, o gestor pode abrir mais vagas no curso de maior procura e assim, manter a meta final. 

Outro ponto a ser monitorado é o impacto da ação, neste caso, é necessário controlar a qualidade do resultado, isso mesmo, oferecer capacitação para 300 pessoas, não significa que as 300 concluirão o curso, então a qualidade da ação estará elencada no percentual de formandos nos cursos. Desta maneira o controle de frequência e de assimilação do conteúdo é muito importante.

Indicadores de Impacto

Controle de percepções - Quando um projeto é elaborado baseado no diagnóstico situacional, ele e estruturado a partir de pesquisas e análises de realidades que pretendemos aplicar uma intervenção.
Geralmente os problemas identificados numa pesquisa são os efeitos causados por múltiplos fatores, interligados ou não. Quando aplicado uma tratativa de relação causas e efeitos, é possível identificar quais são os fatores primários, isto é, quais são as causas e quais são as consequências.

Sendo assim, os indicadores de impacto são métricas utilizadas para verificar os impactos das ações do projeto no contexto macro da intervenção, não somente aos beneficiários diretos do projeto, mas sobretudo, aos beneficiários indiretos.

Neste contexto é orientado fazer um acompanhamento durante a execução do projeto, aplicando a mesma pesquisa realizada para fazer o diagnóstico, isso permitirá ao gestor verificar se as ações do projeto estão gerando os impactos previstos.

Espero que esse artigo tenha sido útil, não esqueça de assinar nossa newsletter para receber em primeira mão todos os conteúdos publicados.

Wagner Telles