O financiamento coletivo tem um importante papel na realização de projetos na sua organização e a deixa financeiramente sustentável. Esse financiamento arrecada doações pequenas que irão realizar um determinado projeto.
O ponto chave do financiamento coletivo é a utilização da internet, pois ela tem o poder de atingir inúmeras pessoas que se interessam em ajudar e colaboram financeiramente para torná-lo realidade. Através da internet pessoas do mundo todo podem conhecer seu projeto e é aí que entra o financiamento coletivo, pois com tantas pessoas dispostas a ajudar, seu projeto é fortalecido.
Por que o Financiamento Coletivo é importante para o Terceiro Setor?
Para essa ação acontecer é preciso criar um site para que a campanha se torne visível para todos.
O financiamento coletivo apareceu como uma alternativa fundamental nos tempos de crise que o país vive, pois infelizmente não dá para contar apenas com os investimentos de doadores e leis de incentivo. É porque esse tipo de financiamento permite que pessoas de todas as partes Do Brasil e do mundo encontrem seu projeto e ajudem, contribuindo de qualquer lugar, além do mais é através de doações assim que é possível conquistar mais e mais doadores recorrentes.
O que é preciso para o financiamento coletivo funcionar?
É necessário criar um conteúdo relevante sobre a causa, fazer uma boa divulgação nas redes sociais, ser totalmente sincero e transparente com quem irá colaborar é o que torna o financiamento coletivo um sucesso.
No Terceiro Setor as campanhas vem de duas formas: anual e capital. Uma com o objetivo de arrecadar uma certa quantia de recursos para uma ação específica ou arrecadar recursos para manutenção financeira da organização. Existem dois tipos de financiamento coletivo:
• Financiamento coletivo
Tem como principal objetivo gerar uma relação a longo prazo com os doadores, que se tornam uma peça fundamental da causa, já que contribuem mensalmente. Assim fica mais fácil bater metas e batendo as metas os colaboradores poderão ser recompensados.
• Financiamento coletivo pontual
Seu objetivo é arrecadar uma determinada quantia de dinheiro para um projeto específico. Nesse financiamento a quantidade mínima pedida na meta precisa ser alcançada para que o projeto possa ser realizado. Caso não alcance essa meta, o dinheiro que foi arrecadado precisará ser devolvido para os colaboradores.
Esses são os tipos de financiamentos coletivos para o Terceiro Setor, cada um com sua particularidade porém extremamente importantes para o andamento de um projeto social.
Gostou? Compartilhe com seus amigos e nos siga nas redes sociais.