Para alguns as diferenças parecem ser bem óbvias, mas para outros nem tanto. Ainda há certa dificuldade para entender qual é a diferença entre empreendedorismo social e ONG, mas nós vamos te ajudar a entender melhor o que cada uma é e suas diferenças.
Ainda há algumas dúvidas porque na mesma medida que há uma grande diferença, existe certos pontos que os fazem ser parecidos, por exemplo, o fato de ambos terem o mesmo foco em desenvolver ou mudar a área onde atuam socialmente, o que gera uma mudança positiva na vida de seu público alvo.
A maior diferença entre eles está na parte lucrativa do negócio. Ou seja, no resultado financeiro do trabalho.
Assim como qualquer negócio e empresa, o empreendedorismo social tem como seu objetivo gerar lucro, porém esse não é o seu principal foco.
Seu foco principal é resolver questões sociais e ajudar, da maneira que pode, pessoas de baixa renda. Para que isso ocorra é necessário que haja estratégias e considere disposição de dinheiro em caixa, para o desenvolvimento do projeto e para os desenvolvedores.
Geralmente é feito por um grupo de investidores que tem o retorno do valor que foi investido inicialmente e reinvestem uma porcentagem desse lucro para o seu negócio.
Enquanto na ONG, todo o dinheiro gerado, investido e retornado não é distribuído à quem participa do projeto. O lucro que se é obtido é totalmente voltado para as atividades e desenvolvimento do projeto.
Outras diferenças que podemos citar é que no empreendedorismo social é somente para grupos de baixa renda, enquanto ONGs é aberto a todos os grupos. O empreendedorismo social cobra pelos serviços, as ONGs não cobram absolutamente nada. Empreendedorismo social sustenta o próprio projeto, as ONGs dependem diretamente de apoios, doações e financiamentos.
Vamos entender um pouco sobre cada uma separadamente para que possamos entender melhor a função de cada uma:
• Empreendedorismo social: produz serviços que possam beneficiar a sociedade, seu principal foco são os problemas sociais que a sociedade das proximidades enfrentam, buscando melhorar a condição de vida das pessoas que correm riscos sociais por meio da geração de capital social.
Seu alvo é a população carente, desfavorecida que não possui meios financeiros de alcançar uma boa qualidade de vida.
• ONG: é uma instituição sem fins lucrativa e autônoma que funciona totalmente dependente da solidariedade da sociedade.
Trabalha em defesa de uma causa seja dos direitos humanos, meio ambiente, trabalho infantil etc. É mantida financeiramente por pessoas físicas e/ou jurídicas através de doações e colaborações.
Apesar de terem bastante características em comum é visível ver a diferença entre uma e outra não é mesmo? Esperamos ter ajudado.
Gostou? Compartilhe com seus amigos e nos siga nas redes sociais