Quando o assunto é organizações sem fins lucrativos, a primeira coisa que se vem a cabeça, de maneira assertiva, é a dificuldade que essas instituições têm para ampliar a cartela de doadores e voluntários.
Entretanto, mesmo em momentos difíceis, é possível seguir em frente, continuar os trabalhos e até mesmo expandi-los. Porém, agarrar as oportunidades e conhecer as ferramentas que se tem a sua disposição é importante.
E, umas das maiores oportunidades que acabam sendo perdidas pelas entidades do 3° setor, o Google Grants oferece até US$ 10.000,00 mensais na forma de publicidade, para compartilhar a sua história com públicos de todo o mundo, suas missões e iniciativas.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, veja o que é e como o Google Grants funciona! Boa leitura!
Afinal, o que é o Google Grants?
Também conhecido pelo nome Google Ad Grants, o beneficio é uma forma de o Google auxiliar as organizações sem fins lucrativos a obter maior visibilidade e alcance na internet, e ter maiores condições de se manterem. O objetivo principal é atrair novos doadores e interessados e, assim, garantir a continuidade da atuação da ONG.
O programa oferece uma quantia de USD 10.000,00 dólares por mês em forma de crédito, de maneira gratuita, para que as instituições realizem anúncios no Google, a partir de sua plataforma de anúncios, o Google Ads.
Para conseguir acesso ao benefício, a empresa interessada deve realizar um cadastro para entrar em um processo seletivo. E caso ela cumpra todos os requisitos necessários, passa a ter o direito de utilizar a ferramenta dentro de algumas regras.
A baixo, veja quais os principais pontos e funcionalidades do Google Grants:
Posição de exibição
Os anúncios de beneficiários do Google Grants estão sujeitos a regras similares com as dos pagantes tradicionais. No entanto, caso uma palavra-chave já tenha uma instituição paga, o anúncio incentivado será exibido abaixo daquele que paga. Quanto ao posicionamento da página, a peça aparece no topo da página de pesquisa, respeitando a hierarquia.
Contextualizando o que são palavras chaves, diversos anunciantes digladiam por espaço nas páginas de resultados do Google, dando lances em palavras-chaves utilizadas em pesquisas por usuários da ferramenta. Os anunciantes que oferecerem os maiores valores por palavra-chave terão seus anúncios exibidos, funcionando como um leilão.
Formato de anúncio
No caso das contas incentivadas pelo Google Grants, só será permitido a criação de anúncios em texto, e exibir os resultados apenas nos resultados de busca.
Com isso, é necessário um bom planejamento para criar peças que realmente se destaquem em meio as demais, e levem as pessoas ao endereço.
Custo por Clique (CPC)
Outro ponto importante é em relação ao custo por clique. Esse valor depende do leilão e da concorrência por determinada palavra-chave. Quanto maior a procura por ela for, maior deve ser o lance.
É interessante utilizar termos que sejam procurados pelos usuários, mas que não seja muito concorrido por empresas. Para ajudar nessa tarefa, o Google colocou um limite de até 2 dólares para os lances manuais, com isso as empresas precisarão pesquisar quais são as melhores palavras-chave.
E caso você tenha alguma dúvida quanto ao valor das suas palavra-chave, o mais indicado é deixar a própria plataforma definir o valor adequado de forma automática.
Quem pode participar?
Para garantir a participação e a aprovação no Google Grants, a instituição não pode ter fins lucrativos. A intenção é excluir empresas com fins comerciais e aumentar o impacto social que a empresa terá. Assim, organizações que podem ser aprovadas, são:
• Organizações Não-Governamentais (ONGs) ou Organizações de Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP);
• Organizações Sociais (Os);
• Organizações de Utilidade Pública Federal (UPF);
• Associações sem fins lucrativos, como empresa júnior (EJ).
Dentre as empresas que podem ser classificadas como participantes, existem algumas exceções que são vetadas. Entre elas, estão:
• Entidades governamentais;
• Hospitais;
• Creches;
• Escolas ou universidades;
• Empreendimento com qualquer fim comercial.
O que deve ser sabido na hora de me eleger?
Não basta ser uma empresa sem fins lucrativos para conseguir o crédito disponibilizado pelo Google. Para garantir a distribuição justa de recursos, sua instituição precisará atender alguns requisitos obrigatórios definidos pelo Google. São eles:
• Ser registrado na TechSoup Brasil;
• Possuir registro no governo como ONG, UPF ou OSCIP ou apresentar comprovação de atuação sem fins lucrativos;
• Possuir um site funcional e que tenha conteúdo relevante sobre a instituição;
• Aceitar os Termos e Condições previstos pela plataforma.
Deixar de cumprir algum dos pontos fará com que a empresa seja recusada no processo de inscrição.
Considerações finais
As instituições sem fins lucrativos são muito importantes, devido as ações que auxiliam no processo de transformação da realidade de muitos cidadãos. Exercendo desde atividades na área de assistência social, permitindo acesso à saúde, educação, cultura, entre outros.
Assim, o Google Grants vem de encontro a esse apoio e é mais uma cartada da Google, dentro da sua filosofia de apoio e prestação de serviços à comunidade.
Lembre-se de compartilhar com seus amigos e nos seguir nas redes sociais @nadirjoficial, e não deixe de conferir semanalmente as publicações aqui no blog.