Setembro é o mês classificado com a cor amarela e ficou conhecido como Setembro Amarelo, essa classificação trata-se de uma campanha de conscientização e prevenção ao suicídio. Uma iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), realizada em todo o País com o objetivo de prevenir e reduzir os números de suicídio.
Este ano a campanha chega ao seu 8º ano, trazendo um novo mote: A vida é a melhor escolha. A campanha acontece durante todo o mês de setembro, mas o dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. O tema ainda é um tabu, assim como falar de saúde mental também é complicado para muitos, e falta de debates de forma esclarecedora sobre o assunto pode dificultar ainda mais a identificação do transtorno e o seu tratamento.
É importante conhecer para que ao identificar menor sinal de depressão, a pessoa possa receber ajuda e o tratamento adequado. O recomendado é procurar atendimento com psicólogos e psiquiatras. É fundamental que a pessoa procure atendimento precoce para evitar subdiagnósticos.
Para contribuir com campanha de conscientização, cada um pode fazer sua parte disseminando conteúdos educativos por meio dos canais de comunicação, redes sociais e seus contatos. O NADI – Núcleo de Apoio e Desenvolvimento Institucional apoia essa causa e convida a todos para serem multiplicadores dessa campanha e agentes de transformaação de vidas.
E-mail: setembroamarelo@cvv.org.br
Sítio: http://cvv.org.br
Assessoria de Imprensa:
LVBA Comunicação | André Lorenzetti
E-mail: andre.lorenzetti@lvba.com.br