Uma mão amiga pra te ajudar

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19/07/2021 19h22

Redes sociais: como podem apoiar sua ONG

Baseado nos dados obtidos pelo portal de estatísticas Statista contabilizados a partir de abril de 2016, o Facebook tem aproximadamente 2.7 bilhões de usuários, o YouTube tem 2.2 bilhões e o Instagram tem 1.2 bilhão.  

As plataformas de mídia social são um ótimo lugar para se conectar com pessoas que são apaixonadas pela causa pela qual sua ONG está trabalhando, se você postar conteúdo interessante, interativo e se envolver regularmente na plataforma, poderá atrair doadores e apoiadores que ajudarão sua organização a divulgar o trabalho que está fazendo.  

E não é preciso ter muitos seguidores para causar um grande impacto. Mostraremos como aproveitar ao máximo as redes sociais sendo uma pequena ONG. 

Criação de conteúdo 
 
Seu conteúdo age como uma mistura de alpiste que você coloca em um alimentador em seu jardim. Em vez de atrair pássarinhos, é claro, esse conteúdo atrai pessoas que compartilham o interesse em quem, ou o que, sua organização está trabalhando para ajudar ou nos tipos de projetos que você desenvolve como organização.  

Criar conteúdo se torna mais simples quando você se concentra em certos tipos de conteúdo. Como por exemplo: 

  • “Conheça a Equipe” 
  • Histórias de impacto 
  • Atualizações de como anda o projeto 
  • Recursos de suporte 
  • Anúncios de campanha / apelo social
  • Gráficos de citações 
  • Infográficos 
  • Questionários 
  • Enquetes 
  • Mensagens em vídeo de sua liderança, equipe ou membros da comunidade 

Ao decidir quais tipos de conteúdo criar, pense sobre os pontos fortes de sua equipe. Você tem alguém que é bom em criar gráficos? Alguém que entende de câmera de smartphone? Alguém que sabe criar conteúdo interativo nas diferentes plataformas sociais? Concentrando-se em seus pontos fortes, você obterá tração muito mais rapidamente. 
E você sempre pode diversificar e aprender novas habilidades depois que seu plano de mídia social estiver instalado e funcionando. 

Envolvimento com doadores e apoiadores 
 
A verdadeira magia das redes sociais é a oportunidade de expandir seu alcance além de seus doadores atuais. Mas para que isso aconteça, você precisa ser "onipresente” ao se envolver com eles. Aqui estão três maneiras de expandir seu alcance por meio do engajamento.  

Peça a seus apoiadores para compartilharem seu conteúdo com amigos, familiares e colegas - Não espere que apoiadores encontrem suas postagens nas redes sociais e compartilhe-as! Você pode pedir aos doadores que ajudem a divulgar seu conteúdo. Esta ação é um pequeno passo que a maioria dos apoiadores ficará feliz em dar por você. 

Interaja com aqueles que comentam em suas postagens - Quando alguém comentar em sua postagem, responda. Se alguém compartilhar uma postagem, agradeça. Além de gerar boa vontade, o engajamento maximizará a exposição que sua postagem recebe nas páginas de seus apoiadores.  

Convide apoiadores para compartilhar suas histórias - Peça a seus apoiadores para fazer uma pequena sessão de perguntas e respostas que você pode apresentar em uma postagem social. Isso fará com que os apoiadores saibam o quanto você os aprecia e também aumentará a exposição conforme seus apoiadores compartilharem os recursos com suas redes.

Um plano de ação 
 
As mídias sociais podem parecer um pouco complicadas, mas, se você criar um plano e sistema para gerenciar suas atividades você poderá agilizar o processo, tornando-as muito mais acessíveis. Crie um plano escrito que inclua: 

Quem será responsável por comandar as redes sociais e quem ajudará 
Em quais plataformas você deseja se concentrar (comece com no máximo duas) 
Quais os tipos de conteúdo em que você deseja se concentrar 
Um cronograma para os tipos de conteúdo que você planeja postar quando (ou seja, mensagens de vídeo às terças-feiras, "Conheça a equipe" às quintas-feiras, gráficos aos sábados, atualizações de projetos e histórias de impacto conforme estiverem disponíveis, etc.) 
Um calendário que pode conter o texto e as imagens reais que você planeja postar 
A programação que você planeja seguir para responder aos comentários em suas páginas de mídia social

Considerações finais 
 
As redes sociais são uma oportunidade perfeita para pequenas organizações começarem a ganhar visibilidade, isso porque você pode começar sem nenhum investimento financeiro. Posteriormente, à medida que você se sentir mais confortável com suas atividades/postagens, poderá começar a promover postagens e anúncios em várias plataformas. 

Muitas plataformas, como Facebook e Instagram, permitem que você direcione anúncios muito especificamente por um custo muito baixo. Mas mesmo que você nunca vá além das ferramentas gratuitas que as plataformas oferecem, você pode divulgar e expandir seu alcance muito além de seus apoiadores atuais. 

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